Questionário usado para realizar uma pesquisa socio-economica com a finalidade de traçar o perfil da comunidade atendida pela escola, para produção do PPP. Para executá-los os alunos eram levados a sala de informática, onde preenchiam o formulário, que gera automaticamente planilhas e gráficos com os resultados.
https://docs.google.com/forms/d/1CYDum0gy0tvtT8ZzLgv59P-2xjRc1GbRtfgABSVaVmo/viewform
Marcadores
- 1º bimestre (6)
- 2012 (1)
- 2013 (38)
- 2º bimestre (12)
- 3º bimestre (11)
- 4º bimestre (7)
- Apresentação (1)
- coordenação (39)
- documentos (1)
- noturno (1)
- Sala de Aula (10)
sábado, 10 de agosto de 2013
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Nascimento - Seminário de Percurso Curricular
O seminário de percurso curricular da nossa escola não seguiu as orientações, nas quais eram sugeridas palestras com profissionais da área, palestra com os professores das empregabilidades, enfim algo como uma grande "inauguração". Ao contrário, foi bem sutil, feitos aos poucos, durante toda a semana.
Muitos fatores contribuíram para essa formatação do seminário: o "balde de água fria" que foi a primeira reunião de planejamento com os professores, a insegurança dos professores que assumiram as empregabilidades, as turbulências que a nova carga horária de 16 horas/aula e o sexto horário provocaram na escola. O sexto horário em particular, pois 50% dos nossos alunos dependem do transporte escolar, o que exigiu mudanças na logística de transporte. Além disso, a primeira semana de aula do REM começou com um professor a menos e três professores que não haviam ido ao curso de capacitação em Belo Horizonte em 2012.
Por isso, na primeira semana, todos os professores se organizaram em torno de um programa que previa uma reflexão sobre o ensino médio, expectativas e muitas, muitas dúvidas sobre as mudanças que estavam sendo operadas na escola. Assim, enquanto os professores seguiam o roteiro das atividades reflexivas, a coordenação interviu com o cartaz acima, com o intuito de aumentar a curiosidade dos próprios alunos. No dia seguinte, cartazes sobre cada uma das áreas "apareceram" no pátio. Só no dia terceiro dia, fui para salas, uma a uma apresentando o REM para os alunos em seus detalhes.
Atiçada a curiosidade, o seminário em sala permitiu que os alunos se sentissem mais a vontade para colocar suas dúvidas, e eu, em respondê-las dando-lhes mais atenção. Depois do seminário, foi aplicado um questionário vocacional, para ajudá-los na escolha que fariam. Depois preencheram uma cédula de escolha. Os dois dias restantes da semana foram usados para enturmar os alunos, já que optamos por formar turmas de empregabilidade a partir da escolha da maioria e o remanejamento daqueles cuja escolha diferia da maioria.
Passado o recesso de carnaval, os professores fizeram introduções sobre suas empregabilidades, mas os alunos ainda não haviam sido remanejados, pois muitos estavam em dúvidas, e muitos acabaram voltando atrás em suas escolhas. Ficamos ainda uma semana "amadurecendo" a escolha dos alunos por uma empregabilidade e a nossa por organizá-los em turmas de empregabilidade.
Passado o recesso de carnaval, os professores fizeram introduções sobre suas empregabilidades, mas os alunos ainda não haviam sido remanejados, pois muitos estavam em dúvidas, e muitos acabaram voltando atrás em suas escolhas. Ficamos ainda uma semana "amadurecendo" a escolha dos alunos por uma empregabilidade e a nossa por organizá-los em turmas de empregabilidade.
Somente no dia 23, sábado, os pais foram chamados para uma reunião onde o REM foi formalmente apresentado, sendo explicadas as escolhas feitas pelos filhos. Após a reunião, alunos e pais responderam um questionário avaliando a reunião e confirmando a escolha da filho ou alterando-a, de acordo com a vontade da família. Para conferir o relatório completo clique aqui.
Já ponderei em outra postagem que errei no planejamento do seminário, cuja forma fragmentada não atendeu a uma de suas funções que seria levar o REM para todos os seguimentos, envolvendo assim a escola inteira. Porém, não sei até que ponto a forma fragmentada que o seminário tomou não foi reflexo do modo como a escola recebeu o projeto, afinal, do curso de capacitação à primeira semana de aula, nada na rotina burocrática da escola havia se alterado e a tentativa de trabalhar em grupo com os professores, como descrevi na outra postagem citada, não deixou muita abertura para isso. Sem querer jogar a culpa no outro, mas apenas justificando o modo como as decisões foram tomadas, eu afirmo que usei o material que tinha disponível dentro do tempo limitado. E acredito, olhando agora 4 meses depois, que a forma fragmentada do seminário me parece muito mais consequência da recepção do projeto do que o contrário. Mas, é claro, posso estar enganada.
terça-feira, 28 de maio de 2013
A Gestação I - Janeiro de 2013
Durante o mês de janeiro, eu -a coordenadora- e a professora Maria Cristina nos reunimos para produzir um projeto de construção das salas ambiente, em conjunto também foi elaborado um projeto de segurança para a escola, com o intuito de resguardar os novos bens adquiridos com o REM. Esse projeto, entretanto, passou por reformulações posteriores, analisado e emendado em reunião específica para o PPP da escola( veja nas próximas postagens)
Realizado o projeto e entregue a Direção, me entreguei ao planejamento da reunião de planejamento do início do ano. Apresentei uma metodologia - que criei durante o mês de janeiro- para viabilizar o trabalho em equipe com todo 1º ano, tendo em vista os conteúdos interdisciplinares do noturno e a colaboração entre os professores do CBC e REM. (visualize a apresentação aqui e o manual aqui). A recepção não foi muito boa, não consegui convencer os professores da necessidade do planejamento em equipe, circulou pela sala comentários do tipo "eu sempre fiz assim e deu certo, não vou mudar agora" e, por fim, apenas os professores do REM se reuniram, duas semanas depois, para realizar um planejamento anual com base nas ementas disponibilizadas na CRV (centro de referência virtual). Mais detalhes dessa reunião aqui.
O ano letivo seria iniciado assim: a escola andava as voltas com a solução para o transporte escolar, os professores de maneira geral estavam preocupados com a nova organização do trabalho (tinha finalmente saído a resolução que alterava o número de 18 aulas para 16). Os professores ainda não havia organizado material algum sobre suas empregabilidades, pois ainda não havia sido disponibilizados os conteúdos do CRV. Para piorar, como nem todas as empregabilidades tinham ainda professores, tive que me desmembrar em aplicar as atividades da primeira semana e planejar o Seminário de Percurso Curricular.
Eu estava em apuros!
Observando agora, de longo, avalio três problemas interligados na forma como conduzi o REM:
1. A minha falta de critério para identificar a prioridade, ou trocando em miúdos, passei o carro na frente dos bois. A montagem das salas ambientes é uma das prioridades do REM, mas não a primeira delas. Naquele momento eu deveria ter me dedicado ao Seminário de Percurso Curricular. Se assim eu tivesse feito, não teria passado pelo segundo problema, que foi
2. A minha ineficiência em criar um senso de equipe, pois poderia ter colocado o Seminário de Percurso Curricular como uma atividade de toda a escola, envolvendo assim todos em um projeto coletivo e dinâmico, induzindo o sentimento de equipe a surgir desse trabalho coletivo. Se assim eu tivesse feito, não teria passado pelo 3º problema, que foi
3. A falta de tempo para as demandas, pois todo o Seminário Curricular ficou centralizado em mim, impedido dessa forma que os professores participassem e, de quebra, afastando-os ainda mais.
Realmente, eu percebi tanto no curso de capacitação quanto nas orientações, uma sobrevalorização do Seminário de Percurso Curricular, porém o verdadeiro sentido dele não havia ficado claro para mim. Para mim, ele não passava de uma apresentação formal das mudanças que ocorreriam na escola para a comunidade escolar. Mas ele é muito mais do que isso: Ele é o centro gravitacional do projeto.
Através dele, o coordenador permite o encontro dos alunos, docentes, funcionários, pais e sociedade para ouvir e discutir a educação dos seus jovens.
Através dele, o coordenador permite o encontro dos alunos, docentes, funcionários, pais e sociedade para ouvir e discutir a educação dos seus jovens.
Acredito que minha inépcia tenha origem na minha formação profissional. Sou professora licenciada em Letras e não em Pedagogia, minha experiência como professora me condicionou a uma visão fragmentada da escola, causada por seu próprio trabalho fragmentado (Marx, como sempre, estava certo!). O professor enxerga a escola do ponto de vista das inúmeras "salas de aula" com vários objetivos, com várias metodologias, como várias obrigações diferentes, e não do ponto de vista institucional como uma única equipe organizada em função de um objetivo.
Descobri que muitas tensões entre professores e especialistas se devem a essa diferença de ponto de vista não é de opinião - do que cada um acha ou gosta, mas do modo como veem a mesma realidade. Ao falar do seminário de percurso curricular, talvez um pedagogo consiga interpretá-lo como um instrumento socializador, um instrumento de coordenação da comunidade escolar, mas para do ponto de vista do professor parecia apenas um encontro.
Mas como nem todo leite foi ainda derramado, tentarei agora no final do segundo bimestre uma manobra para tentar resolver essa "falha".
CIA 2º Bimestre
Turmas do Noturno - 1º E e F
O tema das atividades extraclasse desse bimestre é:
O tema das atividades extraclasse desse bimestre é:
Minha vida escolar é o meu primeiro currículo
Abaixo segue o cronograma de atividades:
Data
|
Atividade
|
Valor/freq.
|
Avaliação
|
Até
dia
07/06
|
Acessar
o link abaixo e ler o artigo escolhido sobre empregabilidade e retirar dele o
conceito de empregabilidade e as bases para construí-la.
|
2
aulas
5,0
pts
|
Enviem
as repostas como “comentários” desse post ou entregar em folha separada a
coordenação.
|
até dia
14/06 |
Devem
ler os textos fornecidos por seus professores sobre como a disciplina que
lecionam contribuem para a sua empregabilidade e redigir um pequeno texto para
cada um de seus professores sobre os habilidades que ele pretende adquirir nas
aulas de cada conteúdo.
|
28 aulas
20,0
pts
|
Entregar as produções de textos para cada um dos professores.
|
Empreendedorismo e gestão 1º ano
As atividades abaixo servem como recuperação para o primeiro bimestre de Gestão e Empreendedorismo e se destina aos alunos que foram matriculados quando o 1º bimestre já havia iniciado.
Os relatórios podem ser entregues escritos a mão (nesse caso, pegue folhas de produção com a coordenadora) ou enviados por email (baixe as atividades e as folhas de redação aqui) para remdavidprocopio@gmail.com
Bom trabalho!
Os relatórios podem ser entregues escritos a mão (nesse caso, pegue folhas de produção com a coordenadora) ou enviados por email (baixe as atividades e as folhas de redação aqui) para remdavidprocopio@gmail.com
Bom trabalho!
Empreendedorismo
Carga
Horária: 25 horas
Valor
do relatório: 25,0
Data de
Entrega: 14/06/2013
1. Assista
o filme Do Sebrae sobre as características de um empreendedor e anote quais são
elas.
https://www.youtube.com/watch?v=2tu62dUMQEo
2. Leia
a Biografia do Silvio Santos e identifique as características de empreendedor
que aparecem ao longo da vida de Silvio Santos.
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/45-fatos-sobre-silvio-santos-o-camelo-que-virou-bilionario#5
3. Assista
agora o vídeo sobre metas, objetivos, foco e resultados e anote o que é e qual
é a importância de cada um desses conceitos para um empreendedor.
https://www.youtube.com/watch?v=yykI9creDpU
4.Agora
assista a entrevista com Silvio Santos e identifique na história de vida dele
as características do empreendedor. Observe também se ele traçou metas e
objetivos, se teve foco e se isso tudo ajudou-o a alcançar bons resultados.
http://www.youtube.com/watch?v=CTOaajZX-qo
5. Faça
um relatório dessa atividade, contando tudo o que você aprendeu com Silvio
Santos sobre empreendedorismo. Entregue o relatório na folha de redações
própria.
Fundamentos de Gestão
e Planejamento Estratégico
Carga
Horária: 25 horas
Valor
do relatório: 25,0
Data de
Entrega: 28/06/2013
1.Assista
ao Vídeo abaixo e procure anotar as características e funções do Administrador
2. Agora
leia o artigo abaixo e reflita sobre as diferenças entre líder, administrador e
empreendedor
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/diferenca-entre-o-lider-empreendedor-e-o-administrador/28225/
3.Agora
faça uma autoavaliação e pondere:
Você tem
características de Líder? Quais? Se não tem, por que não tem?
Você tem
características de Empreendedor? Quais? Se não tem por que não tem?
Você tem
características de Administrador? Quais? Se não tem por que não tem?
Faça a autoavaliação
na folha de redação própria.
Ambiente
Empresarial
Carga
Horária: 10 horas
Valor
do relatório: 25,0
Data de
Entrega: 10/07/2013
1. Estude
o artigo abaixo sobre planejamento
estratégico e observe como o empreendedor/administrador deve ter os olhos
voltados para o futuro, mas a cabeça no presente.
http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1421
2. Assista
agora a esse vídeo que apresenta os mesmos conceitos de maneira bem mais
divertida.
https://www.youtube.com/watch?v=kc8TGIqyEso
3. Volte
na entrevista do Silvio Santos e observe como ele definiu a missão da SBT
excluindo do canal a transmissão de jogos esportivos.
4.
Faça
um texto reflexivo sobre a importância de analisar o presente e imaginar o
futuro para um empreendedor/administrador. Faça a produção textual na folha de
redação própria.
domingo, 26 de maio de 2013
A Fecundação - 2º semestre de 2012
Recebemos a notícia de que tínhamos sido escolhidos para a segundo etapa de implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio (REM) no segundo semestre de 2012. As opiniões eram diversas, mas poderiam ser resumidas em dois grupos: o grupo dos que não deram fé ao projeto e os empolgados com as mudanças propostas. De dentro desse último grupo, o diretor, então, chamou a mim, Ana Carolina, para coordenar esse projeto, sobre o qual pouco sabíamos ainda, e os professores Maria Cristina, Anita Matos, Antônio Junior, Luis Faria, Eloisa Barbosa, Ione Matos, Fátima Cal, Paulina Matos para compor o time que iria para Belo Horizonte, para o curso de capacitação no Plug Minas de 4 a 6/12/2012.
Retornamos a Ervália com o espírito inquieto, sentindo um misto de ansiedade e medo. O projeto proposto nos pareceu imenso, com proporções assustadoras: aulas com conteúdos que nunca tínhamos trabalhado, uso de laboratório de maneira contínua, aulas práticas com materiais diversos, mudança na estrutura curricular, aumento nas horas/aula. Tudo isso repassado em apenas 3 dias pela SEE, diretores e coordenadores das primeiras escolas pilotos, sem material didático pronto e com a notícia de não haveria mais o cargo de "orientador" da área.
A primeira atitude que tomamos, eu e a professora Tina (Maria Cristina), foi produzir em slides (visualize-os) uma apresentação para os professores, tentando repassar a eles as mudanças que ocorreriam. Essa reunião foi feita em três turnos para poder alcançar todos os professores, pois como estávamos em época de provas finais do último bimestre (!) e ninguém tinha muito tempo.
Essa foi, com certeza, a minha primeira falha como coordenadora. A reunião foi feita apenas com os professores e não com os demais funcionários da secretaria, da limpeza. Isso foi ruim, porque o REM afeta o trabalho de todos eles, e ao serem incluídos nessa apresentação inicial, os profissionais da minha escola não compreendiam muito bem as mudanças na rotina da escola. Aí está a primeira lição que aprendi como coordenadora: todo projeto deve prever e envolver toda a escola e não apenas professores e alunos. A participação de todos os funcionários deve estar prevista no projeto e o envolvimentos de todos os setores deve ser incluído na agenda do coordenador.
sábado, 25 de maio de 2013
Apresentação
A E. E. Professor David Procópio está localizada no município de Ervália em Minas Gerais e é a única escola pública a oferecer ensino médio na cidade. A partir de 2013, foi implantando o Projeto Reinventando o Ensino Médio, oferecendo três áreas de empregabilidades diferentes para os alunos do primeiro ano:
- Tecnologia da Informação
- Empreendedorismo
- Gestão e Recursos Naturais e Meio Ambiente
Essa iniciativa colocou em marcha uma série de mudanças no cotidiano escolar como uso de laboratórios, visitas técnicas, fabricação de objetos artísticos e a participação de projetos sociais do município, resignificando a prática escolar, aproximando a escola da comunidade e da realidade dos educandos.
A finalidade do presente blog é exatamente a de registrar as experiências e reflexões sobre as práticas desenvolvidas por toda a equipe REM sobre minha perspectiva de coordenadora. Portanto, encontrará o leitor não o registro formal de eventos escolares, mas o passo a passo da implantação do projeto marcado pelas aflições e lições apreendidas durante todo o processo.
Apresentação - Álbum de Retratos
Cio da Terra
Chico Buarque
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão
É com essa metáfora da fecundidade e da gravidez que organizo o relato reflexivo, retratos verbais, do primeiro ano do REM na E. E. Professor David Procópio, que apresento a quem tiver curiosidade ou necessidade de conhecer como ocorreu a implantação desse projeto de política pública no interior da nossa escola.
Apresentação da Sala de Aula
Esse espaço é destinado aos alunos do REM do David Procópio.
Aqui serão postadas as atividades complementares, que serão denominadas aqui como
CIA - Conteúdos Interdisciplinares Aplicados. Refere-se a uma disciplina específica que corresponde a 30 aulas não presenciais e 25,0 pontos bimestrais. Nela faremos atividades interdisciplinares, conectando as disciplinas em torno de temas sociais de interesse dos alunos.
CP - Conteúdos Práticos. Refere-se a disciplina prática da área de empregabilidade e corresponde a 20 aulas não presenciais e 25,0 pontos bimestrais. Nela colocaremos em prática os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas para produzir algo de concreto.
É importante que os alunos participem dessas aulas virtuais, deixando suas sugestões, observações de dicas postados como comentário.
Além disso, é possível manter contato, enviar trabalhos e materiais através do email remdavidprocopio@gmail.com
Seja bem vindo a nossa sala de aula virtual!
Aqui serão postadas as atividades complementares, que serão denominadas aqui como
CIA - Conteúdos Interdisciplinares Aplicados. Refere-se a uma disciplina específica que corresponde a 30 aulas não presenciais e 25,0 pontos bimestrais. Nela faremos atividades interdisciplinares, conectando as disciplinas em torno de temas sociais de interesse dos alunos.
CP - Conteúdos Práticos. Refere-se a disciplina prática da área de empregabilidade e corresponde a 20 aulas não presenciais e 25,0 pontos bimestrais. Nela colocaremos em prática os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas para produzir algo de concreto.
É importante que os alunos participem dessas aulas virtuais, deixando suas sugestões, observações de dicas postados como comentário.
Além disso, é possível manter contato, enviar trabalhos e materiais através do email remdavidprocopio@gmail.com
Seja bem vindo a nossa sala de aula virtual!
Assinar:
Postagens (Atom)