Dia D – Reunião com os professores –
07-08-2013
Com um objetivo
principal de realizar um diagnóstico da realidade produtiva da escola e
elaborar um plano de ações para melhorar os resultados da escola em relação ao
acordo de metas, a reunião planejada foi composta de apresentação do
diagnóstico através de slides e duas oficinas, nas quais os professores
deveriam traçar o plano de intervenção pedagógica para suas turmas. Em relação
ao PIP, foi exposta a relação complementar entre o REM e o CBC através do PIP,
já que o conteúdo das empregabilidades põem em prática os conteúdos aprendidos
no currículo básico. Durante a oficina, os professores do ensino médio foram
convidados a se reunirem com os professores das empregabilidade para conhecer
os projetos que estes estavam desenvolvendo com suas turmas e assim, porem
planejar ações coordenadas com esses projetos, observando as necessidades que
os alunos teriam para realiza-los. O Resultado dessa oficina foi negativo em
termos práticos, porém muito importante em termos avaliativos. Na prática, a
reunião não funcionou, muitos professores do CBC simplesmente se recusaram a
participar dos grupos de empregabilidade, desses alguns participaram de má vontade ao serem chamados
individualmente para o grupo, fazendo comentários do tipo “vamos ver que moda
vou ter que inventar agora”. Esse comportamento foi decisivo para que a direção
e coordenação tomasse um novo rumo na forma de conduzir os trabalhos do REM,
pois o comportamento dos professores, a rejeição e má vontade em aderir ao
projeto, foi interpretado como a prova cabal de que sozinhos, eles não
modificariam sua rotina, não alterariam sua forma de planejar e trabalhar com
os alunos e que a coordenação teria que dar outro rumo ao planejamento. Foi a
partir das observações feiras neste dia, juntamente com as observações feitas
pelos alunos líderes em reunião posterior, que o nasceu uma semana depois, o
projeto da Feira de Conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja educado ao comentar, responder e criticar. A democracia sem educação não existe.