quarta-feira, 23 de julho de 2014

FEIRA DE CONHECIMENTO 1º PARTE – PALESTRAS

A fim de tornar a Feira de Conhecimento como o espaço propício para o desenvolvimento prático dos conhecimentos construídos nas empregabilidades durante o primeiro semestre, foi elaborado, junto com os professores das áreas de empregabilidade, projetos que envolvessem todo o conhecimento de forma produtiva e dinâmica, a partir dos roteiros em anexo. Tais roteiros foram incorporados como planejamento bimestral, transformando o projeto de Feira de Conhecimento no programa das empregabilidades para o terceiro e quarto bimestres. Incluiu-se também o trabalho de pesquisa realizado no contraturno como Conteúdos práticos extraclasse e a preparação para palestras como o trabalho de Conteúdos Interdisciplinares Aplicados para as turmas do REM Noturno.
Os  professores orientadores tiveram um mês, de 23 de agosto- quando o projeto foi apresentado a todos os alunos- a 28 de outubro – quando iniciaram as palestras -  para preparar seus grupos de pesquisa para organizar uma palestra de teor teórico que foi apresentado para uma turma de ensino fundamental e,ou uma do ensino médio, sorteadas pela comissão organizadora. As turmas do primeiro ano, apresentaram duas palestras, sendo uma necessariamente para uma turma de 9º ano, promovendo assim uma aproximação dos futuros alunos do Reinventando com as empregabilidades. Coube ao orientador não só acompanhar as pesquisas sobre o tema, mas também a metodologia de apresentação, a adequação da linguagem para o público e assistir a uma apresentação prévia para avaliação e correção de possíveis falhas da apresentação.
As palestras, embora teóricas, deveriam explorar recursos criativos de exposição para estimular o interesse do público, introduzindo o tema que será explorado na feira de conhecimento, sem, no entanto, adiantar o conteúdo do trabalho que será exposto na feira. As palestras tiveram durações de no máximo 50 minutos e todos os alunos do grupo deveriam participar dela. Os alunos do ensino médio apresentaram suas palestras durante o horário normal de aula do seu público-alvo – as turmas sorteadas- sendo o grupo de alunos acompanhado durante toda a palestra pelo professor responsável pela turma naquele horário, que  não só cedeu sua aula como permaneceu em sala durante toda a palestra. Ao final desta, foram distribuídos ao público um questionário com critérios pré-estabelecidos pela comissão organizadora para avaliar a palestra proferida. Essa avaliação foi transformada em nota usada para a pontuação final do grupo e equivaleu a 3,0 pontos.

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