No dia 20 de novembro, às 17:00,
na biblioteca da E. E. Professor David Procópio, foi realizada a reunião com os
professores Débora Carmen de Freitas Mattos, Ewerton Renato Soares de Paiva,
Antônio Júnior de Paula Carvalho, Eloisa Maria Barbosa de Paiva, Adailton
Damião dos Santos, a coordenadora do projeto Reinventando o Ensino Médio Ana
Carolina Fernandes Gonçalves, as especialistas Maria do Carmo Toledo, Flávia
Lopes Singulano, e o diretor Edson de
Souza Fontes para traçar o plano estratégico de implantação do projeto “Feira
de Conhecimento” para o ano de 2014, já
apresentado para todos os professores do ensino médio em reunião anterior realizada
no dia 30 de outubro do corrente ano, como proposta da escola para o ProEMI. A
reunião foi introduzida como um breve diagnóstico da escola, no qual a
cidadania, entendida como comportamento socializado de limpeza pública,
convivência social e uso consciente do bem público, foi considerada uma questão
emergencial em vista dos problemas de depredação, indisciplina e falta de
valores observados, sobretudo nos alunos mais novos do ensino fundamental II.
Em função dessa necessidade, os professores entraram em acordo de que o projeto
de Feira de Conhecimento do Ensino Médio deveria versar sobre os eixos de
cidadania citados acima, colocados pelos professores orientadores como temas de
pesquisa para os alunos do ensino médio, que além de estudar os problemas,
devem elaborar um trabalho de conscientização através de ações pontuais em
todos os turnos, com todos os alunos.
Também foi decidido que os professores que não demonstrarem interesse em
participar do projeto como orientadores, poderiam participar como colaboradores
dos professores orientadores, auxiliando-os no desenvolvimento dos trabalhos.
Por fim, foi proposta e aceita a sugestão que incorporar a avaliação da dos
trabalhos realizados para a Feira de Conhecimento, cujo valor ficou definido em
5,0 (cinco) pontos nas notas bimestrais
de todas as disciplinas, e o conceito de compromisso, usado para medir a
participação dos alunos fosse usado como ferramenta de observação dos trabalhos
realizados no contraturno, geridos pelos líderes dos grupos em relatórios de
atividades apresentados ao professor orientador. Não tendo mais nada discutir
no momento, a reunião foi encerrada. Não tendo mais nada informar, lavro e
assino a ata junto com os demais presentes.
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