Do cumprimento dos Conteúdos Interdisciplinares Aplicados e
Conteúdos Práticos do Noturno
O cumprimento dos Conteúdos do
noturno estão atrelados a disponibilidade de tempo e espaço dos alunos no
contra turno. Como em sua maioria são alunos trabalhadores, a principal
dificuldade para implementação dos conteúdos é encontrar alternativas para que
estes alunos possam executar as atividades relativas a cada um dos conteúdos.
Assim, a participação e envolvimento tanto de alunos quanto de professores o
principal dificuldade enfrentada pela coordenação.
No que diz respeito aos Conteúdos
Práticos, a principal dificuldade é marcar visitas técnicas e excursões, pois
os alunos não podem faltar o emprego para viajar. Dessa forma, em nossa escola,
era praticamente impossível usar as mesmas atividades da empregabilidade do
diurno para o noturno. O que obrigou o coordenador a assumir a responsabilidade
sobre os trabalhos e atividades dos Conteúdos Práticos, além da
responsabilidade já regimentada sobre os registros, pois o professor não havia
assumido essa disciplina e, portanto, não tinha obrigações com relação a ela.
No que diz respeito aos Conteúdos
Interdisciplinares, o principal obstáculo é
envolver professores do CBC no projeto Reinventando, pois muitos apontam
a dificuldade em construir projetos coletivos por conta própria, a
desmotivação, desilusão e o receio com que a maioria dos docentes encaram os
novos projetos criam um desconforto que impede o envolvimento espontâneo dos
profissionais, obrigando dessa forma o coordenador a traçar estratégias como
oficinas, para que tais projetos sejam efetivados.
A principal lição tirada da
experiência desse ano é que o coordenador precisa intervir diretamente nas
atividades dos Conteúdos Interdisciplinares e Práticos, em função tanto das
necessidades dos alunos, tanto pelas necessidades dos professores.
Do modo como foram cumpridos os Conteúdos
Interdisciplinares Aplicados e Conteúdos Práticos do Noturno
A
melhor forma de representar o modo como foram cumpridos os Conteúdos dos
Noturno é “tentativa e erro”. A cada bimestre uma estratégia era usada e diante
de seus resultados insatisfatórios, era substituída por outra até que
conseguimos cumprir integralmente as orientações dadas.
No primeiro bimestre, a tentativa
de reunir os professores do CBC e CBCe foi frustrada, pois descobriu-se uma
enorme deficiência conceitual tanto sobre o que seja aula prática, interdisciplinaridade
e, principalmente, construção coletiva de projetos. Por isso, a saída foi o a
produção de um projeto, chamado “água para todo o lado” que envolvia tanto os
conteúdos interdisciplinares, que consistiu em um questionário baseado em tema
transversal - “água”- com perguntas que envolviam habilidades de todas as
disciplinas, quanto os conteúdos práticos que envolviam a produção de trabalhos
desenvolvendo as competências das empregabilidades, apresentação de um
relatório digitado (TI) sobre a pesquisa feita na comunidade e um relatório de
oportunidade de negócio para gestão e empreendedorismo.
No segundo bimestre, a
coordenação em conjunto com os especialistas iniciaram um conjunto de reuniões
pedagógicas com base na deficiência conceitual observada no primeiro bimestre,
focando assim as reuniões de Cumprimento de Carga Horária em estudos de
conceito de aula prática, interdisciplinaridade e outros. Novamente, não houve
entrosamento entre os professores do CBC e CBCe para execução de um projeto, pois
eles alegavam não perceber de que maneira poderiam ser relacionadas as
disciplinas do CBC às das empregabilidades. Em função disso a coordenação do
REM novamente interviu criando um projeto “minha escola é meu primeiro
currículo” envolvendo os conteúdos interdisciplinares aos aplicados, no qual cada professor deveria selecionar um
texto que informasse sobre as aplicações práticas de sua disciplina para o cotidiano e o trabalho. A
partir de cada um desses textos, o aluno produzia um parágrafo argumentativo
explicando qual era a contribuição de cada disciplina para a formação da sua
“empregabilidade”, considerando-a como uma competência. Aproveitando
os conhecimentos construídos foram elaborados, nos conteúdos práticos,
um currículo com base nas habilidades e competências para o trabalho
desenvolvidas pelas disciplinas do CBC. Os currículos individuais, geram
posteriormente a produção um currículo só, que virou um cartaz exposto na
reunião com a comunidade no Dia D.
No terceiro bimestre, tomamos a
dificuldade de relacionar conteúdos e Habilidades do CBC e CBCe, construímos um
projeto de feira de conhecimento para todo o ensino médio, finalmente
conseguimos apresentar um projeto mais próximo daquele esboçado nas orientações
do REM. Os projetos do primeiro ano do REM, precisavam relacionar
obrigatoriamente uma disciplina do CBC ao CBCe que cursavam. A partir desse
projeto, eles deveriam pesquisar sobre o assunto e apresentar uma palestra para
os próprios colegas da escola, de uma turma do ensino fundamental e uma do
ensino médio. A participação do coordenador do REM, nesse caso foi muito
intensa, já que era preciso construir efetivamente e quase individualmente as
relações entre os CBC e CBCe em conversar informais com um ou dois professores,
dando ideias, sugerindo temas, formas de interação e apresentação do tema. Além
de organizar toda a logística de apresentações de palestras que envolvia a
organização de entrada e saída de aluno de um turno em outro na escola,
montagem de recursos como Datashow, preparação de sala para encenação de
teatro, por exemplo. Assim, conteúdos práticos e interdisciplinares não podiam
mais ser dissociados, pois eram trabalhados simultaneamente no estudo para e
produção da palestra.
Finalmente no quarto bimestre,
dando continuidade ao projeto de feira de conhecimento, os alunos com base no
mesmo tema estudado e apresentado, produziram recursos didáticos diferentes
para a exposição propriamente dita para toda a comunidade. Novamente conteúdos
práticos e interdisciplinares se fundiram dando origem um trabalho produtivo,
no qual os alunos trabalhavam no horário do almoço e fins de semana, que
originou maquetes e experimentos para serem expostos. Novamente, o coordenador
atuou junto tanto dos professores quanto dos alunos na organização, orientação
desses trabalhos, em pequenas e rápidas reuniões com cada um dos grupos.
Dos
registros dos Conteúdos Interdisciplinares Aplicados e Conteúdos Práticos do
Noturno
Os
registros das atividades seguem dois formatos: o diário de classe e o portfólio.
No diário de classe, optamos por descrever suscintamente o projeto e registrar
com uma presença ou falta a apresentação do trabalho que equivaleria ao total
de horas do Conteúdo para um bimestre, por exemplo, para todos os alunos que
apresentaram as palestras no terceiro bimestre foi dado como cumprido a carga
horária tanto nos conteúdos interdisciplinares quanto nos conteúdo práticos. Para
representar a qualidade de conteúdo e
forma dessa palestra foi usado o sistema de atribuição de notas por valores,
tal como nas demais disciplinas. Já o portfólio traz uma cópia do projeto, um
relato do coordenador do desenvolvimento das atividades e evidências das
mesmas.
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