quarta-feira, 23 de julho de 2014

Relatório dos conteúdos noturnos

Do cumprimento dos Conteúdos Interdisciplinares Aplicados e Conteúdos Práticos do Noturno

O cumprimento dos Conteúdos do noturno estão atrelados a disponibilidade de tempo e espaço dos alunos no contra turno. Como em sua maioria são alunos trabalhadores, a principal dificuldade para implementação dos conteúdos é encontrar alternativas para que estes alunos possam executar as atividades relativas a cada um dos conteúdos. Assim, a participação e envolvimento tanto de alunos quanto de professores o principal dificuldade enfrentada pela coordenação.
No que diz respeito aos Conteúdos Práticos, a principal dificuldade é marcar visitas técnicas e excursões, pois os alunos não podem faltar o emprego para viajar. Dessa forma, em nossa escola, era praticamente impossível usar as mesmas atividades da empregabilidade do diurno para o noturno. O que obrigou o coordenador a assumir a responsabilidade sobre os trabalhos e atividades dos Conteúdos Práticos, além da responsabilidade já regimentada sobre os registros, pois o professor não havia assumido essa disciplina e, portanto, não tinha obrigações com relação a ela.
No que diz respeito aos Conteúdos Interdisciplinares, o principal obstáculo é  envolver professores do CBC no projeto Reinventando, pois muitos apontam a dificuldade em construir projetos coletivos por conta própria, a desmotivação, desilusão e o receio com que a maioria dos docentes encaram os novos projetos criam um desconforto que impede o envolvimento espontâneo dos profissionais, obrigando dessa forma o coordenador a traçar estratégias como oficinas, para que tais projetos sejam efetivados.
A principal lição tirada da experiência desse ano é que o coordenador precisa intervir diretamente nas atividades dos Conteúdos Interdisciplinares e Práticos, em função tanto das necessidades dos alunos, tanto pelas necessidades dos professores.

Do modo como foram cumpridos os Conteúdos Interdisciplinares Aplicados e Conteúdos Práticos do Noturno

                A melhor forma de representar o modo como foram cumpridos os Conteúdos dos Noturno é “tentativa e erro”. A cada bimestre uma estratégia era usada e diante de seus resultados insatisfatórios, era substituída por outra até que conseguimos cumprir integralmente as orientações dadas.
No primeiro bimestre, a tentativa de reunir os professores do CBC e CBCe foi frustrada, pois descobriu-se uma enorme deficiência conceitual tanto sobre o que seja aula prática, interdisciplinaridade e, principalmente, construção coletiva de projetos. Por isso, a saída foi o a produção de um projeto, chamado “água para todo o lado” que envolvia tanto os conteúdos interdisciplinares, que consistiu em um questionário baseado em tema transversal - “água”- com perguntas que envolviam habilidades de todas as disciplinas, quanto os conteúdos práticos que envolviam a produção de trabalhos desenvolvendo as competências das empregabilidades, apresentação de um relatório digitado (TI) sobre a pesquisa feita na comunidade e um relatório de oportunidade de negócio para gestão e empreendedorismo.
No segundo bimestre, a coordenação em conjunto com os especialistas iniciaram um conjunto de reuniões pedagógicas com base na deficiência conceitual observada no primeiro bimestre, focando assim as reuniões de Cumprimento de Carga Horária em estudos de conceito de aula prática, interdisciplinaridade e outros. Novamente, não houve entrosamento entre os professores do CBC e CBCe para execução de um projeto, pois eles alegavam não perceber de que maneira poderiam ser relacionadas as disciplinas do CBC às das empregabilidades. Em função disso a coordenação do REM novamente interviu criando um projeto “minha escola é meu primeiro currículo” envolvendo os conteúdos interdisciplinares aos aplicados,  no qual cada professor deveria selecionar um texto que informasse sobre as aplicações práticas de sua  disciplina para o cotidiano e o trabalho. A partir de cada um desses textos, o aluno produzia um parágrafo argumentativo explicando qual era a contribuição de cada disciplina para a formação da sua “empregabilidade”, considerando-a como uma competência.  Aproveitando  os conhecimentos construídos foram elaborados, nos conteúdos práticos, um currículo com base nas habilidades e competências para o trabalho desenvolvidas pelas disciplinas do CBC. Os currículos individuais, geram posteriormente a produção um currículo só, que virou um cartaz exposto na reunião com a comunidade no Dia D.
No terceiro bimestre, tomamos a dificuldade de relacionar conteúdos e Habilidades do CBC e CBCe, construímos um projeto de feira de conhecimento para todo o ensino médio, finalmente conseguimos apresentar um projeto mais próximo daquele esboçado nas orientações do REM. Os projetos do primeiro ano do REM, precisavam relacionar obrigatoriamente uma disciplina do CBC ao CBCe que cursavam. A partir desse projeto, eles deveriam pesquisar sobre o assunto e apresentar uma palestra para os próprios colegas da escola, de uma turma do ensino fundamental e uma do ensino médio. A participação do coordenador do REM, nesse caso foi muito intensa, já que era preciso construir efetivamente e quase individualmente as relações entre os CBC e CBCe em conversar informais com um ou dois professores, dando ideias, sugerindo temas, formas de interação e apresentação do tema. Além de organizar toda a logística de apresentações de palestras que envolvia a organização de entrada e saída de aluno de um turno em outro na escola, montagem de recursos como Datashow, preparação de sala para encenação de teatro, por exemplo. Assim, conteúdos práticos e interdisciplinares não podiam mais ser dissociados, pois eram trabalhados simultaneamente no estudo para e produção da palestra.
Finalmente no quarto bimestre, dando continuidade ao projeto de feira de conhecimento, os alunos com base no mesmo tema estudado e apresentado, produziram recursos didáticos diferentes para a exposição propriamente dita para toda a comunidade. Novamente conteúdos práticos e interdisciplinares se fundiram dando origem um trabalho produtivo, no qual os alunos trabalhavam no horário do almoço e fins de semana, que originou maquetes e experimentos para serem expostos. Novamente, o coordenador atuou junto tanto dos professores quanto dos alunos na organização, orientação desses trabalhos, em pequenas e rápidas reuniões com cada um dos grupos.
                
Dos registros dos Conteúdos Interdisciplinares Aplicados e Conteúdos Práticos do Noturno


                Os registros das atividades seguem dois formatos: o diário de classe e o portfólio. No diário de classe, optamos por descrever suscintamente o projeto e registrar com uma presença ou falta a apresentação do trabalho que equivaleria ao total de horas do Conteúdo para um bimestre, por exemplo, para todos os alunos que apresentaram as palestras no terceiro bimestre foi dado como cumprido a carga horária tanto nos conteúdos interdisciplinares quanto nos conteúdo práticos. Para representar  a qualidade de conteúdo e forma dessa palestra foi usado o sistema de atribuição de notas por valores, tal como nas demais disciplinas. Já o portfólio traz uma cópia do projeto, um relato do coordenador do desenvolvimento das atividades e evidências das mesmas. 

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