Reunião Geral com os professores
A reunião com
os professores foi direcionada para a prática pedagógica, veja aqui os slides da reunião, mais especificamente
sobre planejamento e foi dividida em duas partes. Na primeira parte, foi
assistido um pequeno documentário sobre planejamento, veja aqui, no final do qual foi pedido
aos professores que realizassem uma produção de texto, refletindo sobre sua
própria prática. O resultado dessa etapa confirmou as minhas suspeitas sobre as
dificuldades que havia sentido antes: falta de metodologia, de técnica, para
realizar planejamento. Ao serem
questionados sobre suas práticas, os professores - em sua maioria, mas não
todos – se desviaram do assunto principal – prática pedagógica – para expor as
dificuldades e obstáculos que enfrentam diariamente, fugindo não apenas do
tema, mas dá oportunidade de refletir sobre si e seu trabalho.
professores presentes |
A fuga
iniciada na produção textual continuou durante a segunda etapa da reunião,
quando foi realizada uma oficina de planejamento com um modelo específico dado
e explicado pela equipe pedagógica. Desde professores que se recusaram a
realizar a tarefa completamente, até a recusa em seguir um modelo e mesmo a
reclamação de que era um “absurdo” pedir a professores que fizessem uma
produção textual, o diagnóstico é claro: profissionais que não reconhecem o
próprio trabalho, que se negam a refletir sobre sua própria prática e, por
conseguinte, a mudá-la. O sentimento de
afronta experimentados pelos professores durante a reunião, também corrobora
para a interpretação de falta leitura, estudos, pré-requisitos que a instâncias
superiores pressupõem que os professores possuem.
professores durante a oficina |
O discurso
pedagógico que fundamenta o REM está apoiado na vanguarda do pensamento
pedagógico que dá ênfase ao gerenciamento da sala de aula, das metodologias e
planejamentos, critérios que entraram na agenda do pensamento pedagógico
pouquíssimo tempo e exige que o profissional esteja em constante capacitação.
No entanto, a própria inclusão da capacitação do professor como tempo
incorporado a carga horária do professor é recente e ainda não está
completamente organizada.
Ao implantar o
REM é fundamental que toda a equipe docente da escola seja capacitada nas
formas de planejamento das aulas pela perspectiva do aluno, o que exigirá da
supervisão escolar não apenas apoio mas engajamento no projeto. Sendo
necessário planejar as reuniões pedagógicas em torno dessa nova formação. A
partir dos resultados, sobre tudo das produções textuais e planejamentos
apresentados pelos professores, foi realizada uma série de reuniões com a
finalidade de atualizar os professores sobre as novas exigências pedagógicas impostas
antes pela sociedade contemporânea, para as quais o REM seria uma resposta.
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