quarta-feira, 23 de julho de 2014

3ª Reunião com professores

Reunião Geral com os professores
18/05/2013


Especialistas e diretor dão início a reunião

A reunião com os professores foi direcionada para a prática pedagógica, veja aqui os slides da reunião, mais especificamente sobre planejamento e foi dividida em duas partes. Na primeira parte, foi assistido um pequeno documentário sobre planejamento, veja aqui, no final do qual foi pedido aos professores que realizassem uma produção de texto, refletindo sobre sua própria prática. O resultado dessa etapa confirmou as minhas suspeitas sobre as dificuldades que havia sentido antes: falta de metodologia, de técnica, para realizar planejamento.  Ao serem questionados sobre suas práticas, os professores - em sua maioria, mas não todos – se desviaram do assunto principal – prática pedagógica – para expor as dificuldades e obstáculos que enfrentam diariamente, fugindo não apenas do tema, mas dá oportunidade de refletir sobre si e seu trabalho.

professores presentes 

A fuga iniciada na produção textual continuou durante a segunda etapa da reunião, quando foi realizada uma oficina de planejamento com um modelo específico dado e explicado pela equipe pedagógica. Desde professores que se recusaram a realizar a tarefa completamente, até a recusa em seguir um modelo e mesmo a reclamação de que era um “absurdo” pedir a professores que fizessem uma produção textual, o diagnóstico é claro: profissionais que não reconhecem o próprio trabalho, que se negam a refletir sobre sua própria prática e, por conseguinte, a mudá-la.  O sentimento de afronta experimentados pelos professores durante a reunião, também corrobora para a interpretação de falta leitura, estudos, pré-requisitos que a instâncias superiores pressupõem que os professores possuem.
professores durante a oficina 

O discurso pedagógico que fundamenta o REM está apoiado na vanguarda do pensamento pedagógico que dá ênfase ao gerenciamento da sala de aula, das metodologias e planejamentos, critérios que entraram na agenda do pensamento pedagógico pouquíssimo tempo e exige que o profissional esteja em constante capacitação. No entanto, a própria inclusão da capacitação do professor como tempo incorporado a carga horária do professor é recente e ainda não está completamente organizada.

Ao implantar o REM é fundamental que toda a equipe docente da escola seja capacitada nas formas de planejamento das aulas pela perspectiva do aluno, o que exigirá da supervisão escolar não apenas apoio mas engajamento no projeto. Sendo necessário planejar as reuniões pedagógicas em torno dessa nova formação. A partir dos resultados, sobre tudo das produções textuais e planejamentos apresentados pelos professores, foi realizada uma série de reuniões com a finalidade de atualizar os professores sobre as novas exigências pedagógicas impostas antes pela sociedade contemporânea, para as quais o REM seria uma resposta.

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