quarta-feira, 23 de julho de 2014

Práticas Exitosas do 1º Bimestre

Tecnologia da Informação: Diante das dificuldades, o nosso laboratório possuía apenas 6 computadores –do projeto PROINFO – funcionando, o professor Antônio Júnior dedicou-se a colocar os outros 14 em funcionamento fazendo por conta própria uma assistência técnica. Além disso, a maioria dos alunos não tinham contato algum com computador, mas ao fim do bimestre já sabiam ligar, desligar, manusear teclado e mouse, além de se apropriar de vocabulário próprio da área. Muitos conheceram através da aula o ambiente virtual, criaram e-mail e conheceram através de sites de busca o potencial de informações da internet.


Meio Ambiente e Recursos Naturais: A professora Maria Cristina conduziu os alunos a criação de projetos educacionais como visitas às escolas próximas sobre o uso consciente da água e debates. Enquanto o professor Luiz Faria, criou – junto com os alunos do 1º C, promoveu aulas sobre a origem da água que os alunos consumiam em suas casas, como análise no microscópio da escola.



Gestão e Empreendedorismo: Com um professor a mesmo, a professora Eloisa Barbosa se desdobrou para introduzir os conceitos teóricos da Administração que culminou em um trabalho de equipe sobre marketing, enquanto a professora Anita Mattos  iniciou um projeto de empreendedorismo com os alunos, transformando a criação da camisa da turma em uma empreitada comercial na qual os alunos puderam se envolver em situações comerciais de contrato.  O professor Tiago Silva, contratado já na metade do bimestre, criou um plano único de estudo condensando os tópicos principais para o primeiro bimestre.


Conteúdos Aplicados Interdisciplinares: Foi aplicado um questionário com questões interdisciplinares sobre “água” e construção de cartazes para conscientização da própria comunidade escolar. A participação dos alunos do curso noturno, no entanto, não teve uma boa participação, a produtividade foi muito baixa em decorrência da falta de motivação gerada pela forma de trabalho – questionário-, e pelo fato do trabalho ser extraclasse –alunos trabalhadores sem tempo para realiza-los, veja o projeto aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado ao comentar, responder e criticar. A democracia sem educação não existe.