Ata da reunião
com líderes de turma realizada no dia treze de agosto do ano de dois mil e treze com a coordenadora do
Reinventando o Ensino Médio, Ana Carolina Fernandes Gonçalves, na biblioteca da
escola em dois horários, de 10:40 às 12:00, com os líderes do 1º ano A, Macely
Mayara Ferreira Freitas; 1º ano B, Talia Aparecida de Paula; 1º ano C,
Cristiana Maria Amaral; 1º ano D, Railpho Araújo Coelho, na qual os alunos
expuseram críticas e sugestões sobre o andamento do projeto. O primeiro tópico
abordado na reunião foi a exposição do REM, ocorrido no sábado anterior – dia
dez de agosto de dois mil e trezes, sobre a qual os alunos da empregabilidade
de Gestão e Empreendedorismo relataram não terem sido preparados para
participar e informados sobre ela apenas na sexta-feira, véspera da exposição,
não tendo por isso, muito tempo para se prepararem. Os alunos ressaltaram seu
desapontamento porque se sentiram sozinhos e perdidos na realização do
trabalho, principalmente ao procurarem os professores para orientação. Segundo
relato dos alunos, apenas a professora Eloisa Barbosa informou os alunos a
respeito da exposição, enquanto a professora Anita Mattos afirmou não saber
sobre a exposição e se negar a ajudá-los, pois era seu dia de folga. A
coordenadora informou que a exposição
ficou definida pelos professores em reunião realizada dia dez de julho e
registrada na circular número dois emitida no dia dezessete de julho do ano
corrente, como consta a declaração de recebimento assinada pela professora.
Segundo relato do líder, a turma de tecnologia da informação não foi informada
e preparada para a exposição, sendo apenas convidada como as demais turmas para
a reunião. A turma de Recursos Naturais e Meio Ambiente, segundo observações da
líder, foi bem preparada, porém destacou a falta de recursos materiais que
teria dificultado a apresentação, sem no entanto, prejudicá-la. Os líderes também foram informados sobre a
Feira de Conhecimento a ser realizada em data ainda não definida, mas prevista
para ocorrer no final do mês de outubro, sobre a qual a coordenadora sublinhou
que os trabalhos a serem apresentados pelas
turmas de primeiro ano devem ser
os resultados dos projetos desenvolvidos nas aulas de empregabilidade. Em
consequência da proximidade da feira de conhecimentos, foi levantada pela
coordenadora a importância da confecção de uniformes para cada área de
empregabilidade tanto para ser usado na feira quanto em viagens e visitas
realizadas pelas turmas. Com base nessa necessidade foi estipulado um plano de
ação para os líderes realizarem (ou para que um auxiliar por eles escolhido
faça) no qual foram estipuladas as metas de
até dia vinte e oito de agosto criar através de um consenso com a turma
o modelo da camisa de uniforme e até dia doze de setembro ter enviado o projeto
da camisa para a empresa que a confeccionará. Logo após a definição dos prazos
para a confecção de camisa, a coordenadora pediu que os líderes relatassem como
tem sido as aulas de empregabilidade. A característica mais ressaltada em todos
os relatos foi a de que as aulas estão “cansativas”, pois nelas o conteúdo é
transmitido oralmente como apoio de apostila ou cópia do quadro. Na área de
gestão e empreendedorismo, ressaltou-se que as atividades desenvolvidas são de
leitura de textos, responder questionários por escrito e preencher formulários.
Na área de Recursos Naturais e Meio Ambiente, o uso do Datashow é prejudicado
pelo tempo de instalação do aparelho e pelo abandono das aulas práticas no
laboratório, frisando inclusive a perda do experimento iniciado pelo professor
Luís Faria, que deixou a disciplina no final do segundo bimestre, também
reclamaram da falta de palestras e viagens como complemento das atividades. Na
área de Tecnologia da Informação, observou-se a mesma crítica sobre a falta
viagens e palestras agendadas e a monotonia das aulas em função da repetição do
mesmo tipo de atividade em todas as aulas. Ao serem questionados sobre a
indisciplina durante as aulas, os alunos apontaram a conversa e a brincadeiras
como as principais ocorrências causadas pelo desinteresse provocado pela aulas
cansativas com metodologias pouco estimuladoras ou “interessantes”. Os alunos
deram como exemplo as aulas do professor..., na qual observa-se maior
participação e interesse em função da forma como as aulas são geridas,
utilizando recursos que impedem a monotonia e, consequentemente, a
indisciplina. A reunião foi concluída, com o registro dos tópicos no caderno do
líder, por parte dos líderes e com o destaque da coordenadora para as metas e
prazos estabelecidos durante a reunião.
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