quarta-feira, 23 de julho de 2014

Reunião com líderes de turma - manhã

Ata da reunião com líderes de turma realizada no dia treze de agosto do ano de  dois mil e treze com a coordenadora do Reinventando o Ensino Médio, Ana Carolina Fernandes Gonçalves, na biblioteca da escola em dois horários, de 10:40 às 12:00, com os líderes do 1º ano A, Macely Mayara Ferreira Freitas; 1º ano B, Talia Aparecida de Paula; 1º ano C, Cristiana Maria Amaral; 1º ano D, Railpho Araújo Coelho, na qual os alunos expuseram críticas e sugestões sobre o andamento do projeto. O primeiro tópico abordado na reunião foi a exposição do REM, ocorrido no sábado anterior – dia dez de agosto de dois mil e trezes, sobre a qual os alunos da empregabilidade de Gestão e Empreendedorismo relataram não terem sido preparados para participar e informados sobre ela apenas na sexta-feira, véspera da exposição, não tendo por isso, muito tempo para se prepararem. Os alunos ressaltaram seu desapontamento porque se sentiram sozinhos e perdidos na realização do trabalho, principalmente ao procurarem os professores para orientação. Segundo relato dos alunos, apenas a professora Eloisa Barbosa informou os alunos a respeito da exposição, enquanto a professora Anita Mattos afirmou não saber sobre a exposição e se negar a ajudá-los, pois era seu dia de folga. A coordenadora   informou que a exposição ficou definida pelos professores em reunião realizada dia dez de julho e registrada na circular número dois emitida no dia dezessete de julho do ano corrente, como consta a declaração de recebimento assinada pela professora. Segundo relato do líder, a turma de tecnologia da informação não foi informada e preparada para a exposição, sendo apenas convidada como as demais turmas para a reunião. A turma de Recursos Naturais e Meio Ambiente, segundo observações da líder, foi bem preparada, porém destacou a falta de recursos materiais que teria dificultado a apresentação, sem no entanto, prejudicá-la.  Os líderes também foram informados sobre a Feira de Conhecimento a ser realizada em data ainda não definida, mas prevista para ocorrer no final do mês de outubro, sobre a qual a coordenadora sublinhou que os trabalhos a serem apresentados pelas  turmas de primeiro ano  devem ser os resultados dos projetos desenvolvidos nas aulas de empregabilidade. Em consequência da proximidade da feira de conhecimentos, foi levantada pela coordenadora a importância da confecção de uniformes para cada área de empregabilidade tanto para ser usado na feira quanto em viagens e visitas realizadas pelas turmas. Com base nessa necessidade foi estipulado um plano de ação para os líderes realizarem (ou para que um auxiliar por eles escolhido faça) no qual foram estipuladas as metas de  até dia vinte e oito de agosto criar através de um consenso com a turma o modelo da camisa de uniforme e até dia doze de setembro ter enviado o projeto da camisa para a empresa que a confeccionará. Logo após a definição dos prazos para a confecção de camisa, a coordenadora pediu que os líderes relatassem como tem sido as aulas de empregabilidade. A característica mais ressaltada em todos os relatos foi a de que as aulas estão “cansativas”, pois nelas o conteúdo é transmitido oralmente como apoio de apostila ou cópia do quadro. Na área de gestão e empreendedorismo, ressaltou-se que as atividades desenvolvidas são de leitura de textos, responder questionários por escrito e preencher formulários. Na área de Recursos Naturais e Meio Ambiente, o uso do Datashow é prejudicado pelo tempo de instalação do aparelho e pelo abandono das aulas práticas no laboratório, frisando inclusive a perda do experimento iniciado pelo professor Luís Faria, que deixou a disciplina no final do segundo bimestre, também reclamaram da falta de palestras e viagens como complemento das atividades. Na área de Tecnologia da Informação, observou-se a mesma crítica sobre a falta viagens e palestras agendadas e a monotonia das aulas em função da repetição do mesmo tipo de atividade em todas as aulas. Ao serem questionados sobre a indisciplina durante as aulas, os alunos apontaram a conversa e a brincadeiras como as principais ocorrências causadas pelo desinteresse provocado pela aulas cansativas com metodologias pouco estimuladoras ou “interessantes”. Os alunos deram como exemplo as aulas do professor..., na qual observa-se maior participação e interesse em função da forma como as aulas são geridas, utilizando recursos que impedem a monotonia e, consequentemente, a indisciplina. A reunião foi concluída, com o registro dos tópicos no caderno do líder, por parte dos líderes e com o destaque da coordenadora para as metas e prazos estabelecidos durante a reunião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado ao comentar, responder e criticar. A democracia sem educação não existe.