Reunião com os professores de todas as áreas – 05/06/2013
A reunião da
quarta-feira, 05 de junho, foi motivada pelos resultados das oficinas da
reunião anterior, do dia 18 de maio, nas quais foram realizados pelos
professores uma produção de textos refletindo sobre sua própria prática e um
planejamento bimestral, que refletiram vários conceitos equivocados sobre aula
prática, recursos e CBC. Essa prática interessa muito ao projeto Reinventando,
pois esses conceitos são fundamentais para o desenvolvimento adequado dele.
Assim, a reunião pretendia funcionar como uma capacitação voltada para corrigir
pequenos equívocos adquiridos nas atividades diárias de sala de aula.
Novamente foi
observado grande resistências dos professores diante da apresentação dos
conceitos e, principalmente, em produzir um planejamento de atividades em nova
oficina. Embora a alta rejeição às novas estratégias e conhecimentos, podemos
também constatar a adesão de alguns professores que durante o bimestre
demonstraram assimilar a sua prática algumas delas.
Reunião com professores |
Para o
Reinventando, essas novas estratégias duas vezes importantes: para os
professores das empregabilidades que precisam dominá-las para planejar e
realizar adequadamente os objetivos práticos do projeto e para os professor do
CBC que precisam assimilar novas formas de planejamento para trabalhar em
conjunto com os professores das empregabilidade, pois a participação dos
professores do CBC no Reinventando depende da incorporação da prática do
planejamento e concepção de práticas pedagógicas dinâmicas na organização do
trabalho diário.
No entanto,
essa empresa não tem sido fácil, por vários motivos, sobretudo a falta de
formação continuada e a resistência dos professores às mudanças, que fazem da
implantação do Reinventando um desafio muito maior do que apenas colocar um
projeto em prática, mas em transformar o espaço e ações escolares, adaptando-os
às necessidades do mundo contemporâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja educado ao comentar, responder e criticar. A democracia sem educação não existe.