Esta reunião retomou as
reflexões realizadas na última reunião sobre as causas e as possíveis soluções
para a indisciplina dos alunos. Após um levantamento dos principais pontos
colocados pelos professores e análise minuciosa desses, a equipe pedagógica
contrapôs às sugestões e críticas dos professores, os impedimentos legais e
reais, apresentando caso a caso e discutindo os aspectos legais e as condições
reais de trabalho envolvidos. Eliminadas as soluções impedidas ou utópicas,
concentrou-se nas soluções realmente possíveis e cabíveis, propondo um conjunto
de medidas disciplinares cujo princípio norteador seria o “cuidado” e não a
“punição”. Discutidos e votados item por item da proposta, foi acordado entre
os participantes a produção de uma cartilha com os procedimentos para facilitar
a execução das medidas.
Veja os slides aqui.
Veja o vídeo sobre relação comunidade e escola.
veja o clip The Wall de Pink Floyd
Veja os slides aqui.
Veja o vídeo sobre relação comunidade e escola.
veja o clip The Wall de Pink Floyd
É importante registrar o
sentimento de desapontamento por parte de muitos dos professores quando
apresentados os impedimentos legais das ações que eles julgavam as mais
adequadas formas de resolver o problema da indisciplina. Esse desapontamento
revela a falta de conhecimento das leis que regulam o trabalho escolar e falta
de assimilação dos princípios da pedagogia contemporânea. Também sugere uma
tentativa de fuga da própria realidade, já a própria condição das famílias
atendidas pela escola não permite que os alunos possuam certos pré-requisitos,
por exemplo.
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