Reunião com os professores de todas as
áreas – 08/06/2013
Foi notado pela equipe
pedagógica, as constantes referências pelos professores à indisciplina como um
problema urgente, reconhecendo que a indisciplina é também uma das
consequências da falta de planejamento e de metodologias tradicionalmente
passivas, a equipe como um todo preparou uma reunião na qual os professores
pudesse colocar de maneira aberta, porém objetiva, os problemas e desafios que
enfrentam em sala de aula, apontando a partir de suas práticas soluções
viáveis.
Veja os slides aqui. Depois de refletirem o tipo, causa e soluções para a indisciplina de
cada turno, os professores apresentaram suas discussões para todos, compartilhando
suas ideias e reflexões. Veja
a descrição da metodologia das oficinas aqui.
|
Equipe pedagógica apresentando os conceitos para reflexão. |
|
professores discutindo entre si os problemas de cada turno |
|
apresentação do mapa conceitual gerado a partir das reflexões |
|
Nos mapas foram registrados problemas, causas e soluções |
A partir dos resultados
apresentados, pode-se observar que as reuniões anteriores tiveram pouca
influência na forma como os professores interpretaram o fenômeno da
indisciplina. Associando-a sempre a falta de suporte familiar e estrutura
escolar para lidar com o problema, as causas apontadas estavam na maior parte
das vezes fora da sala de aula, enquanto a noção de “punição” era explícita nas
soluções apresentadas, bem como a desmotivação provocada pela progressão
parcial era o principal responsável pela situação atual da indisciplina na
escola. Algumas sugestões, entretanto, versavam sobre mudanças na sala de aula
como a adoção de recursos didáticos e orientação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja educado ao comentar, responder e criticar. A democracia sem educação não existe.