quarta-feira, 23 de julho de 2014

Reconhecimento: 2º bimestre

2º Bimestre – 02/05 a 12/07/2013
Reconhecimento

O trabalho da coordenação do segundo bimestre foi orientado pela necessidade observada de trabalhar principalmente como o prática do planejamento, que associada a necessidade de reconstrução do PPP e do RE, deu origem ao trabalho coletivo da coordenação e da equipe pedagógica a uma série de reuniões voltadas para a prática pedagógica e a disciplina escolar.  Além disso, participamos também de algumas atividades conjuntas com a comunidade com a passeata contra a exploração sexual infantil e saúde sexual promovida pela secretaria municipal de saúde.  Também começou nesse bimestre o acompanhamento da equipe NAPEM e curso de capacitação virtual da Magistra e teve, exatamente, em função desse apoio o caráter de experiência de reconhecimento das falhas e dos acertos do primeiro bimestre.
Durante o segundo bimestre, os professores foram orientados a montarem seus portfólios, atividade que durou todo o bimestre em função do tempo e disponibilidade dos professores para organizar o material e produzir textos reflexivos sobre própria prática.
O planejamento das atividades de Conteúdos Interdisciplinares Aplicados, por exemplo, foi repensada em função do envolvimento dos professores do primeiro ano na sua elaboração e execução. Para tanto foram formuladas produções de textos a respeito do conceito de empregabilidade e a contribuição de cada uma das disciplinas para a capacitação dos alunos.
Nas aulas de Gestão e Empreendedorismo, forma realizadas duas visitas técnicas à confecção e drogaria da cidade, além de debates baseados em situações problemas. Em Recursos Naturais bem como Tecnologia da Informação, o uso do laboratório de informática foi essencial para realizar o projeto de conscientização sobre água e alimentação pelo facebook, e construção de currículos profissionais para a construção do escritório de contabilidade do TI.  Enquanto o professor Luiz Faria, juntos com os alunos do 1º C, construíram o Laboratório Natural, onde realizaram experimentos relacionados a tratamento de água

O reconhecimento da necessidade de planejamento, que orientou as ações do segundo bimestre, aumentou na última reunião entre os professores a possibilidade de interação entre as empregabilidades, assim como entre o primeiro e segundo bimestre a necessidade de encontros periódicos observadas pelos próprios professores gerou encontros quinzenais entre eles. Dessa forma o planejamento do terceiro bimestre parece nos conduzir a uma série de ações que em direção a coesão entre os professores do REM, entre os professores do REM e da escola e do REM com a comunidade. 

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