2º Bimestre – 02/05 a 12/07/2013
O trabalho da
coordenação do segundo bimestre foi orientado pela necessidade observada de
trabalhar principalmente como o prática do planejamento, que associada a
necessidade de reconstrução do PPP e do RE, deu origem ao trabalho coletivo da
coordenação e da equipe pedagógica a uma série de reuniões voltadas para a
prática pedagógica e a disciplina escolar.
Além disso, participamos também de algumas atividades conjuntas com a
comunidade com a passeata contra a exploração sexual infantil e saúde sexual
promovida pela secretaria municipal de saúde. Também começou nesse bimestre o acompanhamento
da equipe NAPEM e curso de capacitação virtual da Magistra e teve, exatamente,
em função desse apoio o caráter de experiência de reconhecimento das falhas e
dos acertos do primeiro bimestre.
Durante o
segundo bimestre, os professores foram orientados a montarem seus portfólios,
atividade que durou todo o bimestre em função do tempo e disponibilidade dos
professores para organizar o material e produzir textos reflexivos sobre
própria prática.
O planejamento
das atividades de Conteúdos Interdisciplinares Aplicados, por exemplo, foi
repensada em função do envolvimento dos professores do primeiro ano na sua
elaboração e execução. Para tanto foram formuladas produções de textos a
respeito do conceito de empregabilidade e a contribuição de cada uma das
disciplinas para a capacitação dos alunos.
Nas aulas de
Gestão e Empreendedorismo, forma realizadas duas visitas técnicas à confecção e
drogaria da cidade, além de debates baseados em situações problemas. Em
Recursos Naturais bem como Tecnologia da Informação, o uso do laboratório de
informática foi essencial para realizar o projeto de conscientização sobre água
e alimentação pelo facebook, e construção de currículos profissionais para a
construção do escritório de contabilidade do TI. Enquanto o professor Luiz Faria, juntos com
os alunos do 1º C, construíram o Laboratório Natural, onde realizaram
experimentos relacionados a tratamento de água
O
reconhecimento da necessidade de planejamento, que orientou as ações do segundo
bimestre, aumentou na última reunião entre os professores a possibilidade de
interação entre as empregabilidades, assim como entre o primeiro e segundo
bimestre a necessidade de encontros periódicos observadas pelos próprios
professores gerou encontros quinzenais entre eles. Dessa forma o planejamento
do terceiro bimestre parece nos conduzir a uma série de ações que em direção a
coesão entre os professores do REM, entre os professores do REM e da escola e
do REM com a comunidade.
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